O terceiro dia de programação da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que está acontecendo no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas (TO), foi marcado por um momento histórico para o Sistema Confea/Crea com o lançamento do Programa Mulher. A ferramenta, resultado do trabalho iniciado há um ano, busca fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe e Conselhos Regionais.

Para um auditório lotado, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, falou sobre a importância do Programa e as expectativas diante do novo projeto que se consolida. “Ao longo dos anos, o Confea trabalhou com o tema Mulher, mas era preciso fazer mais. Era preciso avançar nas discussões e, principalmente, avançar em ações concretas. A partir desta necessidade começou a nascer a concepção do Programa Mulher com o objetivo de trazer para o Sistema algo concreto, amplo e permanente. Um trabalho que contou com total desempenho e dedicação de Fabyola Resende e que foi aprovado por unanimidade em plenária”, disse Krüger.

Relator do processo que propôs ao plenário a criação do Programa Mulher, o conselheiro federal, eng. agr. João Bosco disse que se sente honrado em contribuir para estas mudanças há tempo esperadas pelas mulheres que fazem o sistema profissional. “ Vamos trabalhar em várias frentes com foco contra a discriminação, a violência e pela valorização e respeito a mulher”, afirmou Bosco.